5 de dezembro de 2016

Declaração Universal dos Direitos do Homem


Nesta semana que inicia devemos refletir sobre a importância da  Declaração Universal dos Direitos do Homem (DHDU). Esta carta, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) a 10 de dezembro de 1948, é uma declaração de princípios onde se afirma a preocupação internacional com a preservação dos direitos humanos e se define quais são esses mesmos direitos.

A Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. 
A noção de direitos humanos tem-se afirmado, na segunda metade do século XX, como um dos conceitos políticos basilares. Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios. Esta é a principal razão pela qual continuamos a ter necessidade de pensar e refletir em conjunto sobre o que ainda há para fazer para conseguirmos viver numa sociedade onde todos serão respeitados. 


Sem comentários:

Enviar um comentário