Escola a Ler

    

Escola a Ler - Todas as Escolas a Ler

  A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação das propostas da RBE e do PNL2027, respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola+ 21|23.
   Esta iniciativa, em implementação no nosso Agrupamento nos anos letivos 2022/2023, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha.
   As estratégias subjacentes à «Escola a ler» visam criar as condições para que, nas escolas, os alunos trabalhem a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada, pois só assim se consegue fomentar o gosto pelo livro e pelo saber.
   No documento orientador eram apresentadas seis atividades das quais os Agrupamentos de Escolas teriam que selecionar três para implementar. Assim, no nosso agrupamento, as atividades selecionadas foram:
   1.Leitura orientada! - a implementar no 1.º e 2.º Ciclo (realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.) 
   2.Vou levar-te comigo! - a implementar no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos (dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar)
   3.Livr’ à mão - a implementar no 1.º, 2.º e 3.º Ciclos (leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.)
   Pretende-se assim garantir uma resposta à diversidade de leitores e de interesses, bem como a dinamização de atividades de leitura e escrita, de forma organizada, com a biblioteca escolar. 
   Apresentação do projeto para divulgação junto da comunidade docente, https://abre.ai/e8Ba
   Espaço para divulgação das obras e partilha de materiais https://abre.ai/e8Bo
   Evidências - pasta partilhada com todos os docentes, onde podem colocar as mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário