Concursos 2020-2021

Concurso Nacional de Leitura • 14.ª edição

Concurso Nacional de Leitura

14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

• Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

     O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.

     O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

• Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.

• Fase Nacional  – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP). 

CALENDARIZAÇÃO

• 07/10 - 19 /10: Inscrição no CNL pelas escolas, no formulário disponibilizado em SIPNL 

• 26/10: Publicação da lista de escolas inscritas

• Até 29/10: Divulgação da lista das obras para a fase intermunicipal

• 29/10 – 22/02: Fase escolar/municipal

• 23/02 – 24/02: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• 08/03 – 26/04: Fase intermunicipal

• 27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• Até 07/05: Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• 19/05: Prova escrita de pré-seleção online

• 05/06: Final nacional

Consultar Regulamento completo aqui>>

________________________________________________

Concurso “Pequenos Grandes Poetas”

A RBEB – Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal, promove o concurso concelhio de poesia “Pequenos Grandes Poetas”. Este concurso destina-se a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos e tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade.

É constituído por duas modalidades, Melhor Poema Inédito e Melhor Declamação, culminando com um espetáculo de poesia.

A divulgar

________________________________________________

Concurso "Conta-nos uma história!"


O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores.

Com a iniciativa "Conta-nos uma história!",  pretende-se incentivar os  estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

A divulgar

________________________________________________

“Miúdos a Votos” está de regresso!



Sabes como se organizam umas eleições e para que servem? Gostarias de aprender a melhor forma de trocar ideias com os teus colegas, em público? És capaz de fazer um cartaz que chame a atenção dos outros? Queres aprender como é que se escreve uma notícia? Tudo isto são experiências que podes ter se a tua escola participar em “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”. A ideia desta iniciativa é a de que os alunos, entre o 1º e os 12º anos, elejam os livros de que mais gostam, mas, como vês, é muito mais do que isso!


Para mais informações:

https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/ 

_________________________________________

 

Media@ção


Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.

Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir. Um conjunto de tutoriais de apoio à realização e produção de vídeo encontra-se disponível em A linguagem audiovisual.


A divulgar

 


Sem comentários:

Enviar um comentário