23 de novembro de 2016

Ciência e Poesia

O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro. Este dia foi escolhido por se celebrar o nascimento de Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho desenvolveu uma atividade de divulgação científica que marcou gerações em Portugal. Os seus livros de divulgação em Ciência e Tecnologia e os seus artigos em jornais revelavam a sua preocupação com o despertar do interesse dos portugueses pelo conhecimento científico. Na Gazeta de Física publicou, até 1974, 22 artigos de divulgação científica, atualização didática e orientação pedagógica.
Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Apesar de só aos 50 anos ter decidido publicar o seu primeiro livro de poesia, inaugurando assim uma carreira que se afirmou por si própria na cultura portuguesa, tornou-se uma figura de referência incontornável no imaginário colectivo do povo português, principalmente para toda a geração da "Pedra Filosofal".
O professor Adolfo Cibrão acompanhou os seus alunos do 9º A para lerem alguns dos poemas de António Gedeão. A poesia misturou-se com elementos químicos que vão interferir definitivamente na nossa sensibilidade.















Sem comentários:

Enviar um comentário