19 de abril de 2015

O Nabo Gigante

Autor: Alexis Tolstoi
Ilustrador: Niamh Sharkey
Editora: Livros Horizonte

     Há muito tempo atrás um velho e uma velha viviam numa casa velha e torta. Eles tinham seis canários, cinco gansos, quatro galinhas, dois porcos e uma grande vaca castanha.
     Numa bela manhã, a velhinha decidiu que estava na altura de semear legumes. Então o velhinho e a velhinha foram para o jardim e semearam ervilhas, cenouras, batatas, feijões e nabos.
     Nessa noite choveu no jardim da casa do velhinho e da velhinha. A chuva ia ajudar as sementes a crescer e a produzir óptimos vegetais suculentos.
     A Primavera passou e o sol fez com que os legumes ficassem maduros. Eles colheram tudo. No fim da leira, só sobrava um nabo que era muito grande, de facto era gigante!
     Numa manhã de Setembro, o velhinho decidiu que estava na altura de colher aquele nabo.
     O velhinho puxou mas não conseguiu.
     O velhinho e a velhinha puxaram mas o nabo continuava sem se mexer.
     O velhinho, a velhinha e a grande vaca castanha puxaram mas o nabo continuava sem se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha e os dois porcos barrigudos puxaram mas o nabo continuava a não se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos e os três gatos pretos puxaram mas o nabo não se mexia.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos e as quatro galinhas sarapintadas puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas e os cinco gansos brancos puxaram, mas o nabo continuava a não se mexer.
     O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos e os seis canários amarelos puxaram, mas o nabo continuava sem se mexer.
     Até que a velhinha teve uma ideia e foi pôr queijo na ratoeira. Não tardou que o ratinho esfomeado deitasse a cabeça de fora do seu buraco e também foi ajudar a puxar.
     Então, o velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos, os seis canários amarelos e o ratinho esfomeado puxaram com mais força e o nabo gigante saiu a voar! Os animais caíram todos uns por cima dos outros, o velhinho e a velhinha caíram no chão, e todos riam.
     Naquela noite o velhinho e a velhinha fizeram uma enorme panela de sopa de nabo. Todos comeram até fartar!

Sem comentários:

Enviar um comentário