No âmbito do Projeto CLDS 5G, os alunos participaram recentemente numa sessão dinâmica e interativa dedicada à promoção da empatia e do pensamento crÃtico. A atividade teve inÃcio com a apresentação do próprio projeto, seguindo-se uma animada dinâmica de “quebra-gelo”, na qual os alunos responderam a perguntas aleatórias, fomentando a interação e o espÃrito de grupo.
Durante a sessão, foram exibidas duas curtas-metragens – Snack Attack e El Erizo – que serviram de ponto de partida para momentos de reflexão, debate e análise em torno das mensagens transmitidas, nomeadamente o respeito pelas diferenças, a importância da escuta ativa e os desafios da convivência.
Uma das atividades mais marcantes consistiu na resposta individual à pergunta “O que mudariam para serem mais empáticos?”, com cada aluno a escrever a sua reflexão num post-it. Estes contributos foram posteriormente colocados num cartaz elaborado no âmbito do projeto e que ficará afixado na sala de aula, como testemunho do compromisso coletivo com a empatia.
A sessão terminou com uma reflexão final em grupo, permitindo aos alunos partilhar aprendizagens e perceções, consolidando os conteúdos explorados ao longo da atividade.
------
O Projeto CLDS 5G, integrado no Programa dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) – Portaria n.º 428/2023 e apoiado pela Tipologia de Intervenção ES04.11-05-01 - Abordagens Territoriais para a Inclusão do PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), tem como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ELCP) a Câmara Municipal de Barcelos (CMB), entidade pública. As Entidades Locais de Execução das Ações (ELEAS) são o Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim (CSCRAV), o Centro Social da Paróquia de Arcozelo (CSPA) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Delegação de Barcelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário