Ler é, mesmo, ser livre!
Todos os anos, em abril, mais propriamente a 23 de abril, celebramos o Dia Mundial do Livro. A este propósito recordamos que a UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial, uma vez que foi a 23 de abril de 1616 que Miguel Cervantes faleceu, no mesmo dia de 1899, nasceu Vladimir Nabokov e é neste dia que é celebrado o nascimento de William Shakespeare, que também se acredita ser a data do seu falecimento.
Este ano, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) associa o Dia Mundial do Livro às comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. "Ler é Ser Livre" é o mote que inspira não só o cartaz, mas também de todas as celebrações, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril. A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se, subscrevendo o mote. Porque sabemos que Ler é, mesmo, ser livre!
A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024. Estão todos convidados a juntarem-se a esta celebração!
Sem comentários:
Enviar um comentário