25 de março de 2014

Encontro com a Escritora inglesa JULIE HODGSON

As turmas do 6ºC e 6ºE, sob a orientação da professora Esperança,  juntaram-se na biblioteca para conversarem, em inglês, com a escritora Julie Hodgson. Nesta atividade participaram ainda os alunos das turmas do 8º B e C, do 9º A  e do 7º C, acompanhados pelos professores com quem tinham aulas. Ouviram a autora, colocaram questões e responderam aos desafios de Julie. 

Obrigada professora Esperança por esta sessão maravilhosa e parabéns para os seus alunos.

No final, houve ainda lugar à habitual sessão de autógrafos.

JULIE HODGSON

Biografia: A autora nasceu em 1962, na cidade de Burton-Upon-Trent, em Inglaterra, onde viveu até aos 11 anos, altura em que se mudou para Mablethorpe i Lincolnship. Tendo vivido em diversos países, a vida de Julie tornou-se numa verdadeira aventura. Viveu em sítios tão diferentes como a Malásia, Singapura, Malta, Suécia e Líbia. No Kuwait, Julie trabalhou como professora e redigia uma coluna para crianças no prestigiado jornal "TheTimes". Aqui, escreveu um dos seus  maiores sucessos, "Polly Mae". Regressou à Suécia em 1989, onde escreveu para o jornal "Vastmanlands Tidning". Em 1997, a família mudou-se para o Reino Unido. Em 2007 Julie,  decidiu  viver em Portugal apaixonada pelo clima, pelas pessoas e pela comida portuguesa. Instala-se em Avis, distrito de Portalegre, que descreve como sendo o paraíso. Foi aqui que Julie escreveu a maior parte das suas histórias, incentivada pelo calor, pela tranquilidade e paz que o Alentejo lhe proporciona. Desde pequena que Julie se sentiu inclinada para a escrita. Na escola, incentivada por vários professores, compunha pequenas histórias e textos fantasiosos, tendo sempre sido alvo de críticas positivas sobre a sua forma simples e bonita de escrever. Como referências literárias na sua vida a autora cita Chris Kuzneski, John Kehts, Enid Blyton e C.S. Lewis. A escritora preocupa-se com o mundo em que vivemos e com a qualidade de vida das crianças. As obras de Julie são extremamente populares entre pais e filhos devido à escrita tranquila, fluída e simples que usa para contar as suas histórias. 
Foram estas histórias que Julie falou aos alunos presentes dando principal destaque a "Jodie e o cartão da biblioteca", um livro que promete ser o primeiro de uma saga de 6, revelando que Jodie é um pouco de si própria: uma menina que não pode passar sem livros e sem leitura, uma aventura fascinante contra a extinção do livro em papel. 



Sem comentários:

Enviar um comentário